sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lula por que Belo Monte?

Entenda: Via WiKi.

O que é Belo Monte?

Usina hidrelétrica projetada a ser construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará.

Vista da área de Belo Monte.

Benefícios?

Sua potência instalada será de 11,233 GW, o que fará com que seja a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.

A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.

Será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu.

Custo?

Estimado hoje em R$ 19 bilhões.


Principais dos Muitos Impactos?



OBS: O Lula em 2002 lançou um documento intitulado "O Lugar da Amazônia no Desenvolvimento do Brasil", que cita Belo Monte e especifica que "a matriz energética brasileira, que se apoia basicamente na hidroeletricidade, com megaobras de represamento de rios, tem afetado a Bacia Amazônica. O que mudou em 2010 Lula? 

 
Mas notícias...


Related Posts :



11 comentários:

  1. As pessoas tem que ser bem alienadas para pensar que o belo monte é correto para o meio ambiente. eis que o Greenpeace esta mais uma vez cert quando diz, é um belo monte de merda!
    Ah, bacana sua conciência e o blog tbm ^^

    ResponderExcluir
  2. essa usina é nada mais nada menos do que uma forma de o LULA levantar um dinheiro no ultimo ano do seu mandato !
    Essa usina não irar gerar energia a que foi proposta.

    ResponderExcluir
  3. Rafa Obrigada pela Visita!

    Volte sempre!

    BjuBju

    ResponderExcluir
  4. Criticar é fácil, mas alguem ai pode dar uma solução melhor que essa???!!!, que realmente funcione.....

    ResponderExcluir
  5. Já existem várias aleternativas menos danosas ao meio ambiente, como biomassa e energia eólica, o mais triste é que o Brasil é um dos maiores fabricantes de usinas eólicas, mas por aqui os "governantes" não querem usar, e o motivo é simples, não dá $$, como se desvia verba de uma coisa que todo mundo sabe quanto custa? Podia sim passar para a iniciativa provada a construção e exploração dessa indústria, dai não há roubalheira. E o Sr. Molusco e seus comparsas ficarão chupando o dedo...

    ResponderExcluir
  6. vao estudar mais e falar menos merda.. o brasil precisa de energia e pra qm nao sabe usinas eólicas sao ativas 30% do tempo apenas e segundo os ecochatos tb tem impacto ambiental. o unico jeito de nao ter impacto ambiental eh todo mundo voltando viver em cavernas e o brail continua a ser chamdo de pais da floresta pelos gringos.. belo monte era pra ter sido construida a 30anos atras, assim como foi itaipu, que caso nao tivesse sido construida hj iria encontrar os mesmos problemas para começar as obras e estariamos todos vivendo a luz de velas.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo anônimo
    Espero que o senhor tenha muito estudo mesmo porque senso ambiental e preocupação com as próximas gerações já vi que o senhor não tem. As usinas eólicas produzem a maior fonte de energia com o menor impacto ambiental e sim podemos ter esse tipo de usina no país para diminuir os impactos ambientais.
    Já Itaipu foi feita em uma outra conjuntura nacional e belo monte esta sendo feita hoje com as preocupações do novo século, por tanto se você acha que o futuro do planeta e a das comunidades que sobrevivem através do alimento que é fornecido pelo rio não são coisas para nos preocuparmos, então eu vejo que você realmente é muito estudado só me indique os instituições que você curso para que eu nunca estude nelas

    ResponderExcluir
  8. Senhor luiz netto, o senhor deve ser um metido a ecochato, que se preocupa com a flora e fauna de uma área de 500 km quadrados e não se preocupa com a população que passa fome por não ter emprego e nem renda fixa, o senhor deve saber(já que se diz inteligente)que para uma multi-nacional ou fábrica vir se instalar no Brasil e gerar empregos, antes de mais nada ela pergunta qual a demanda energética da região, se não tem energia, não tem produção, não gerando emprego para milhares de pessoas que não tem a condição de estar aqui discutindo esse assunto, ENERGIA=PROGRESSO E CRESCIMENTO, como o anônimo anterior citou, se não tivéssemos itaipú, o Brasil não seria nada, Belo Monte irá inundar menos da metade da área de itaipú. Com o crescimento do país, pesquisas vão ser feitas e mais áreas serão protegidas, garantindo as próximas gerações como o senhor disse, agora coloque na balança, uma pequena área devastada ou uma grande população passando fome por não ter emprego, o que o senhor diz? (apenas citei um exemplo do que a energia pode trazer para o país, sem contar as outras inúmeras...)

    ResponderExcluir
  9. Feliz,

    Muita gente comentando sobre o assunto, embora EU seja uma Ecochata[RISOS]...

    Mas isso aí, o importante ao meu ver é as pessoas escolherem o que preferem para suas vidas, entendo que o PROGRESSO é necessário e sei muito bem qual a importancia de Belo Monte em termos financeiro e também a cômodidaDE que trará a todas as pessoas que se beneficiarão da energia(muitos locais ainda não possuem energia no Brasil, etc...), o essenial é que as pessoas se concientizem do preço e não reclamem lá na frente.

    Realmente a energia eólicas como todo e qualquer procedimento INVENTADO por um SER humano não é 100% garantida, mas é viável em locais que não sejam rotas de pássaros e em locais que possuem muita ventilação e sei também que não temos como sobreviver apenas deste tipo de energia.

    O fato concreto é que não é inteligencia ir contra e nem a favor é apenas uma questão de posicionamento, vai fazer BEM BELO MONTE? Vai, mais fazer muito mau também, o que posso fazer? Não sei ao certo, acredito que por enquanto expressar minha humilde opinião de leiga(não sou Engenheira e nenhuma estudiosa do assunto) e ser ECOCHATA (Adorei o termo) e dizer NÃO apesar do SIM já imposto pelo meu querido PRESIDENTE e ficar esperando pelo PROGRESSO, não só do pais mais do ser humano enquanto pessoa e para que o progresso não fique apenas na Usina de Belo Monte, mas também na população humilde trabalhadora que sempre fica com a parte ruim.

    Obrigado a todos pelas visitas e mais ainda pelos comentários.

    ResponderExcluir
  10. tão interessante que tantas pessoas acreditam que Belo Monte seria a única forma de gerar renda, "progresso" e melhorias na assistência social na região. Já faz muito tempo que os governos locais, regionais e nacionais deveriam ter investido numa economia sustentável e socialmente justa. Assim, não teríamos o argumento que "vamos destruir o rio Xingu, mas isso trará emprego e "progresso", saneamento básico". Tudo isso são deveres do estado, que não podem depender da instalação de um projeto privado! Então, em vez de atacar quem querem proteger o meio-ambiente, faz mais sentido cobrar essas políticas do governo. E a partir daí poderíamos ter uma conversa decente sobre a necessidade de Belo Monte e as benesses que trará. (que pessoal mente acredito não vão ser grandes, para a maior parte da população.)
    Vien

    ResponderExcluir
  11. Os homemns continuam querendo avançar com suas forças! São fracos, desorientados, por isso não chegam a uma conclusão sábia. " Voces prescisam é saber de "quem fez o mundo " se ELE, concorda com todos voces "Fracos" cadáveres ambulantes " Anonimo

    ResponderExcluir

Obrigada! Volte sempre!