sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que fazer com os Pneus Usados?


Os Pneus depois de usados são realmente um grande problema ambiental, pois acabam nos aterros sanitários e ou abandonados em locais inapropriados como terrenos baldios, rios e nas próprias estradas, ocupando espaço que não temos e ajudando nas proliferações de doenças como a dengue.
Primeiramente era utilizada apenas a recauchutagem do pneu, que é o aproveitamento da estrutura resistente do pneu gasto e revestida com borracha nova, assim atribuindo a ele uma sobrevida.
Com o avanço tecnológico se descobriu uma nova forma de amenizar esses impactos ambientais o asfalto borracha, que nada mais é do que a adição do pó de pneu triturado a mistura convencional do asfalto.
Que vem contribuir para facilitar o cumprimento da Resolução 258/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), onde os fabricantes e importadores de pneus devem coletar e atribuir um destino final ambientalmente correto aos seus produtos.
Algumas empresas com é o caso da Ecovias e da Greca Asfaltos adotaram o asfalto borracha e afirmam que apesar do custo mais elevado possui vantagem em longo prazo, como a durabilidade das estradas que podem durar até cinco vezes mais do que as convencias.
Apesar de mais eficientes para o meio ambiente e com ótimo custo-benefício, muitas empresas ainda continuam utilizando a antiga mistura asfáltica é preciso que todos os interessados se unam para que se possa findar o problema dos pneus usados em todo Brasil e quem sabe no mundo.  

Obs: Matéria que mandei para o Jornal São Paulo de Fato.

Related Posts :



3 comentários:

  1. Ótimo post. Na minha cidade São Mateus do Sul - PR, os pneus triturados são adicionados ao oléo extraído da pedra do xisto que é usado na mistura da gasolina. A iniciativa partiu da propria Petrobrás, que, a partir dessa reciclagem salvou a cidade e a região sul do estado, além de servir de exemplo ecológico à todo país. Se quiser, pesquisa mais sobre esse assunto em específico. Creio que tem muita coisa na net!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, vanessa obrigada pela DICA, vou pesquisar sim sobre o assunto e posto por aqui, se tiver alguma coisa, também pode encaminhar que compartilhamos.

    BjuBju e Parabéns a nossa Petrobrás e a São ateus do Sul!

    ResponderExcluir

Obrigada! Volte sempre!